Educação de Jovens e Adultos


Tratando-se de educação de jovens e adultos, para nós educadores, fica impossivel qualquer tomada de atitude sem fazermos referência a Paulo Freire:

A educação tem sentido porque o mundo não é necessariamente isto ou aquilo, porque os seres humanos são tão projetos quanto podem ter os projetos para o mundo. A educação tem sentido porque mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e se refazem, porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber, de saber que sabem, de saber que não sabem.
A educação tem sentido porque, para serem, mulheres e homens precisam de estar sendo. Se mulheres e homens simplesmente fossem não haveria porque falar em educação. (FREIRE, 2000, p. 40)




LOCAIS DE FUNCIONAMENTO



ESCOLAS MUNICIPAIS
PERIODO
Dalila Ayres
Noturno
Jahyr Lopes
Vespertino
José Nery C de Napoli
Vespertino
Lourival L de Carvalho
Noturno
Mariana Garcez Duarte
Noturno
Santo Lazarini da Silva
Vespertino


 A EJA parte do princípio constitucional de que todos tem direito a educação.
É um direito previsto em lei assegurando o acesso e permanência daqueles indivíduos que não tiveram a oportunidade ou foram excluídos por vários motivos da escolarização em tempo hábil.
 
A Educação de Jovens e Adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI, é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para construção de um mundo onde a violência sede lugar ao diálogo e a cultura de paz baseada na justiça.


No Município de Castro foi autorizado o funcionamento do Ensino Fundamental – Fase I,  presencial na modalidade Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Professora Mariana Garcez Duarte – Educação Infantil e Ensino Fundamental situada na Rua Jaguariaíva , 362, mantida pela Prefeitura Municipal sob a Resolução nº 1874/07 do 
Conselho Estadual de Educação.


PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
- A construção plena da cidadania;
- A transformação da realidade
- A construção da autonomia moral

 
OBJETIVOS

Proporcionar aos educando a reflexão sobre a cidadania, favorecendo a formação de um cidadão critico e consciente de seus direitos e deveres, capaz de se tornar um agente transformador da realidade;
Possibilidade aos educando a vivência de uma ação participativa e democrática na prática efetiva da escola e da sala de aula, em busca da autonomia;
Resgatar a dignidade dos munícipes castrenses oferecendo-lhes, através da alfabetização, o direito a cidadania.
Garantir ao jovem e adulto, que possa reconstruir sua história, visando a transformação da sociedade.




Uma grande conquista na EJA em 2007 foi a contratação de um professor da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte para dar aulas de Educação Física (exercícios de alongamento, aeróbica, sempre de uma maneira leve sem ultrapassar o limite físico dos estudantes, além de palestras sobre saúde e qualidade de vida. Com poucas oportunidades na vida, uma simples aula de alongamento pode trazer benefícios para a saúde dos alunos. Mais que simples atividade física, as aulas buscam melhorar auto-estima dos alunos.



Projetos desenvolvidos a partir de 2008




Foi realizado no ano de 2008 o primeiro projeto de produção de texto com o tema "Minha Vida" que tem como proposta, a necessidade de fortalecer o trabalho com a linguagem em sala de aula, apostando no desenvolvimento das capacidades de fala, leitura e escrita dos alunos como processos fundamentais para a melhoria do processo ensino aprendizagem.
O projeto visa ainda difundir o conhecimento dos alunos, atendendo as necessidades reais dos mesmos no que diz respeito ao seu processo de leitura e ampliação do vocabulário.



O segundo projeto de produção de texto desenvolvido pela EJA, com o tema " Poesia na Escola", foi realizado em 2009, teve como objetivo promover a aproximação com a linguagem poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para que tenham prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo para que se sintam motivados a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.



O terceiro projeto com o tema " Como a escola mudou a minha vida", realizado em 2010, julgamos necessário realizar este projeto cientes que nossos educandos, em seus textos expressam sobre seu trabalho, sobre suas vidas, apontando momentos de alegria, prazer, angústia, preocupação e que falar de si é algo de extrema importância. Através da escrita e sua socialização da mesma, o aluno da EJA estará significando sua aprendizagem.
 O quarto projeto " O que o mundo da leitura e escrita proporcionam em minha vida", também realizado em 2010 visou estimular os professores a desenvolver com seus alunos ações que englobassem as expressões oral e escrita, a criatividade, a interação com a leitura local e suas respectivas competências leitoras.

O quinto projeto com o tema "Carta da minha vida", será realizado em dezembro de 2011, dando a oportunidade para que os alunos da EJA reflitam e relembrem sobre sua história de vida bem como aos professores que atuam nesta modalidade de ensino, conhecer um pouco da história de seus alunos, podendo dar-lhes uma melhor atenção.








No dia 09/12/2011 houve o encerramento do projeto de produção de texto que foi desenvolvido pelas Escolas do Campo. Eu, Marialba Brisky coordenadora da EJA fiz a leitura da produção de texto da aluna Hellen Gabrielly da Escola Rural Municipal de Tereza Casagrande Sguário a qual não pode estar  presente ao encerramento.A aluna em agradecimento pela leitura que fiz enviou-me uma carta esperando um dia poder me conhecer e me felicitando pela chegada do Natal e Ano Novo.