COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DAS
ESCOLAS DO CAMPO
ANA KARIN SENS GABRIEL E LUIZA DE LOURDES NUNES
ATUALMENTE CASTRO ATENDE 09 ESCOLAS DO CAMPO COM UM TOTAL DE 520 ALUNOS E 30 PROFESSORES
1. - Escola Rural Municipal de Butiazal;
2. - Escola Rural Municipal de Cercado;
3. - Escola Rural Municipal de Lageado;
4. - Escola Rural Municipal de Palmito;
5. - Escola Rural Municipal de Pedras;
6. - Escola Rural Municipal de São Luiz dos Machados;
7. - Escola Rural Municipal de Serra do Apon;
8. - Escola Rural Municipal de Tanque Grande;
9. - Escola Rural Municipal de Tereza Casagrande Sguário.
PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2011
Projeto Mania de Ler leva alunos para visitar Biblioteca Cidadã
Alunos do segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Rural Tereza Casagrande Sguario visitaram nesta quarta-feira (23), a Biblioteca Cidadã, em Castro, e compraram livros de histórias infantis na 'feira de livros'. A atividade realizada pelas nove escolas do interior encerra o projeto “Mania de Ler”, desenvolvido pela Coordenação das Escolas do Campo com o objetivo de incentivar o hábito da leitura.Trabalhado durante todo o ano, o Mania de Ler desenvolveu ações dirigidas ao estreitamento do contato entre os alunos e os livros, ampliando a familiaridade com a literatura e o acesso a diferentes ambientes de leitura. No primeiro semestre, os professores envolveram os alunos na leitura de gêneros textuais. No segundo semestre, eles ganharam um 'passaporte' da Mania de Ler e a cada livro retirado da biblioteca da escola, o alunos preenchia uma ficha com o nome do autor, personagens, o que mais gostou e um desenho da história de acordo com o que entendeu. A cada ficha de leitura apresentada e analisada pelo professor e coordenadoras pedagógicas, ele ganhava um 'dinheiro' simbólico quer foi utilizado para a compra de livros e outros materiais na feira de livro.
Aprendizado
A aluna Jeniffer Vitória da Silva Santos disse que está lendo melhor depois que começou a levar livros para casa. “As histórias são boas e a leitura me ajudou nas tarefas da escola”.
Mariele Cardoso quer continuar a levar livros para a casa. “Comprei seis aqui na feira e quero ler para saber mais”.
Anice Martins aprendeu novas palavras com a leitura. “Achei bem legal, principalmente as histórias. Aprendi bastante”.
A professora Angela Maria Priotto Santos ressaltou que o projeto, além de incentivar a leitura facilitou o aprendizado na interpretação de textos. “Os alunos se mostraram cada vez mais interessados em retirar livros da biblioteca. Aprenderam palavras novas e principalmente, a entender o significado delas”.
Para Luiza Nunes, uma das coordenadoras pedagógicas das Escolas do Campo, o projeto superou as expectativas. “Foi excelente, alcançamos o objetivo de despertar o gosto pela leitura. A ideia é ampliar para mais uma série no próximo ano”.
PROJETO PRODUÇÃO DE TEXTOS
Durante o ano de 2011 as Escolas do Campo desenvolveram o Projeto Produção de Textos que tem como objetivo principal o incentivo a produção textual de diversos gêneros. A cada mês os alunos produziam um texto que era selecionado pela professora ou professor da turma, enviado a Coordenação Pedagógica do Campo e imediatamente já eram premiados.
Para o mês de novembro para o encerramento a proposta de trabalho era voltada para o tema:
“ Imagine que você é uma árvore em uma floresta e escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que é importante proteger as florestas”.
Participam do Projeto as turmas do 3º, 4º E 5º ANOS E 4ª SÉRIES, cada aluno passa
por uma seleção interna em sua escola, onde será escolhida a carta que irá representar por categoria: CATEGORIA 1 – 3º ANO: CATEGORIA 2 – 4º ANO; CATEGORIA 3 – 5º ANO E 4ª SÉRIE ).SER CRIANÇA É
ACREDITAR QUE TUDO É
E.R.M. de Tereza C. Sguário |