COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DAS
ESCOLAS DO CAMPO
ANA KARIN SENS GABRIEL E LUIZA DE LOURDES NUNES
ATUALMENTE CASTRO ATENDE 09 ESCOLAS DO CAMPO COM UM TOTAL DE 520 ALUNOS E 30 PROFESSORES
1. - Escola Rural Municipal de Butiazal;
2. - Escola Rural Municipal de Cercado;
3. - Escola Rural Municipal de Lageado;
4. - Escola Rural Municipal de Palmito;
5. - Escola Rural Municipal de Pedras;
6. - Escola Rural Municipal de São Luiz dos Machados;
7. - Escola Rural Municipal de Serra do Apon;
8. - Escola Rural Municipal de Tanque Grande;
9. - Escola Rural Municipal de Tereza Casagrande Sguário.
PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2011
Projeto Mania de Ler leva alunos para visitar Biblioteca Cidadã
![]() |
Alunos do segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Rural Tereza Casagrande Sguario visitaram nesta quarta-feira (23), a Biblioteca Cidadã, em Castro, e compraram livros de histórias infantis na 'feira de livros'. A atividade realizada pelas nove escolas do interior encerra o projeto “Mania de Ler”, desenvolvido pela Coordenação das Escolas do Campo com o objetivo de incentivar o hábito da leitura.Trabalhado durante todo o ano, o Mania de Ler desenvolveu ações dirigidas ao estreitamento do contato entre os alunos e os livros, ampliando a familiaridade com a literatura e o acesso a diferentes ambientes de leitura. No primeiro semestre, os professores envolveram os alunos na leitura de gêneros textuais. No segundo semestre, eles ganharam um 'passaporte' da Mania de Ler e a cada livro retirado da biblioteca da escola, o alunos preenchia uma ficha com o nome do autor, personagens, o que mais gostou e um desenho da história de acordo com o que entendeu. A cada ficha de leitura apresentada e analisada pelo professor e coordenadoras pedagógicas, ele ganhava um 'dinheiro' simbólico quer foi utilizado para a compra de livros e outros materiais na feira de livro.
Aprendizado
A aluna Jeniffer Vitória da Silva Santos disse que está lendo melhor depois que começou a levar livros para casa. “As histórias são boas e a leitura me ajudou nas tarefas da escola”.
Mariele Cardoso quer continuar a levar livros para a casa. “Comprei seis aqui na feira e quero ler para saber mais”.
Anice Martins aprendeu novas palavras com a leitura. “Achei bem legal, principalmente as histórias. Aprendi bastante”.
A professora Angela Maria Priotto Santos ressaltou que o projeto, além de incentivar a leitura facilitou o aprendizado na interpretação de textos. “Os alunos se mostraram cada vez mais interessados em retirar livros da biblioteca. Aprenderam palavras novas e principalmente, a entender o significado delas”.
Para Luiza Nunes, uma das coordenadoras pedagógicas das Escolas do Campo, o projeto superou as expectativas. “Foi excelente, alcançamos o objetivo de despertar o gosto pela leitura. A ideia é ampliar para mais uma série no próximo ano”.
PROJETO PRODUÇÃO DE TEXTOS
Durante o ano de 2011 as Escolas do Campo desenvolveram o Projeto Produção de Textos que tem como objetivo principal o incentivo a produção textual de diversos gêneros. A cada mês os alunos produziam um texto que era selecionado pela professora ou professor da turma, enviado a Coordenação Pedagógica do Campo e imediatamente já eram premiados.
Para o mês de novembro para o encerramento a proposta de trabalho era voltada para o tema:
“ Imagine que você é uma árvore em uma floresta e escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que é importante proteger as florestas”.
Participam do Projeto as turmas do 3º, 4º E 5º ANOS E 4ª SÉRIES, cada aluno passa
por uma seleção interna em sua escola, onde será escolhida a carta que irá representar por categoria: CATEGORIA 1 – 3º ANO: CATEGORIA 2 – 4º ANO; CATEGORIA 3 – 5º ANO E 4ª SÉRIE ).SER CRIANÇA É
ACREDITAR QUE TUDO É
![]() | |||||
E.R.M. de Tereza C. Sguário |