DATA DE APLICAÇÃO DA 8ª EDIÇÃO DO IDEC
28/11 - Língua Portuguesa
29/11 - Matemática
“Para que se dê um novo rumo à avaliação é necessário o resgate da sua função diagnóstica, ou seja, deverá ser um instrumento dialético do avanço, um instrumento de identificação de novos rumos. Enfim, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos”.
(Luckesi, 1995)
O setor de avaliação é responsável pela elaboração, organização e realização do processo de avaliação externa próprio do município de Castro. Este processo inclui desde a elaboração de questões até a devolutiva de resultados para as instituições de ensino da rede municipal.
A logística é planejada levando em consideração a disponibilidade de vários fatores: equipe técnica e professores das escolas, equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, transporte e datas mais apropriadas. Toda a comunidade escolar é envolvida, pois para os dias das provas é necessário o incentivo dos pais para que os alunos não faltem o teste, visto que estes já estão familiarizados com o objetivo da avaliação externa, que é mover todos os esforços para que o direito do aluno de aprender seja atendido.
- Alunos realizando o Pré-teste - por amostragem para calibragem das questões que constituirão os cadernos de prova.
- Organização de material - cadernos de prova personalizados e envelopados por escola e ano, os quais são levados às escolas por uma pedagoga da Secretaria de Educação ou por uma responsável designada pelo setor de Avaliação.
- Cadernos de prova - instrumento para verificar competências e habilidades apresentadas pelos alunos. (termômetro do conecimento)
- Caderno do Aplicador - contém informações detalhadas sobre como deve acontecer o processo avaliativo e quais as atribuições e procedimentos são de responsabilidade do professor aplicador.
- Escala de Proficiência - Escala numérica e cumulativa, varia de 0 a 360. Como os números indicam apenas uma posição, é de fundamental importância uma interpretação pedagógica dos resultados por meio da descrição, em cada nível, do grupo de habilidades que os alunos demonstraram ter desenvolvido, ao responderem às provas.
Previsão para 9º IDEC - março de 2012